spot_img

A escassez de talentos em tecnologia está ajudando a impulsionar os negócios de M&A


A escassez de trabalhadores de tecnologia da informação está levando algumas empresas a comprar empresas por causa de seus funcionários, uma estratégia que está ajudando a aumentar o número de fusões e aquisições no setor de TI e serviços empresariais, dizem analistas do setor.

No mês passado, os empregadores publicaram cerca de 340.000 vagas de emprego de TI não preenchidas, 11% acima da média de 12 meses, abrangendo uma variedade de cargos, indústrias e locais, disse o grupo comercial da indústria de TI CompTIA em uma análise dos dados de emprego do Departamento do Trabalho divulgados na sexta-feira.

“Com o mercado de trabalho persistentemente apertado para talentos de tecnologia, um número cada vez maior de empresas está disposta a colocar todas as opções na mesa, incluindo fusões e aquisições”, disse Tim Herbert, diretor de pesquisa do grupo.

Embora as fusões e aquisições tenham sido tradicionalmente implementadas como uma estratégia de crescimento ou competitiva, disse Herbert, “segmentos de empresas agora a veem através das lentes da aquisição de talentos”.

Ryan Niemann, executivo-chefe da empresa de software low-code Skuid Inc., disse que adicionar engenheiros de software às fileiras da empresa “certamente contribui para nossa estratégia de fusões e aquisições”.

A Skuid, com sede em Chattanooga, Tennessee, disse na semana passada que adquiriu a InFlight Corp., que desenvolveu uma plataforma de experiência do usuário para software de recursos humanos. A mudança traz 45 novos funcionários para a Skuid, aumentando sua equipe em tempo integral para 200. Os termos do acordo não foram divulgados.

A Hampleton Partners, uma empresa de consultoria de M&A com sede em Londres, rastreou 902 negócios de M&A no setor global de TI e serviços empresariais no ano passado, um aumento de 10% em relação a 2020. O ritmo de negócios aumentou no segundo semestre de 2021, saltando 23%. em comparação com o mesmo período do ano anterior, disse a empresa.

Jonathan Simnett, diretor da empresa, disse que a ascensão ocorre quando as empresas estão sendo forçadas a aumentar os orçamentos e gastos de TI em resposta ao impacto do Covid-19 nas mudanças no local de trabalho e nos modelos de negócios. Por sua vez, acrescentou, os fornecedores de TI corporativos estão sendo levados a inovar para atender à crescente demanda por novos produtos, recursos e serviços.

“A velocidade necessária significa que, para muitos, as fusões e aquisições se tornaram a nova P&D, que turbinou a atividade de negócios no setor, elevando as avaliações e os volumes de negócios”, disse ele.

Embora as grandes empresas do setor de TI tendam a ter sistemas de recrutamento e desenvolvimento bem afiados, disse ele, todo negócio de tecnologia tem um elemento de “aquisição de aluguel”, como é conhecida a estratégia. e distantes entre si e são principalmente restritos a empresas em estágio inicial”, disse Simnett.

Como qualquer decisão de contratação, a estratégia traz algum risco, disse Simnett. Uma vez que um acordo é fechado, por exemplo, os trabalhadores de uma empresa adquirida podem não estar satisfeitos com seus novos proprietários corporativos, “e acabam se demitindo antes que seu valor seja percebido”, disse ele.

As empresas do setor de tecnologia dos EUA adicionaram 24.300 trabalhadores em janeiro, marcando o 14º mês consecutivo de crescimento do emprego em tecnologia, enquanto os empregos de TI em empresas de toda a economia aumentaram 178.000, disse a CompTIA.

Os ganhos reduziram a taxa de desemprego para ocupações de tecnologia para 1,7% em janeiro, ante 2% em dezembro, disse o grupo.

Os empregadores dos EUA em todos os setores criaram 467.000 empregos em janeiro, enquanto o crescimento do emprego foi cerca de 700.000 maior em novembro e dezembro combinados do que o informado anteriormente, disse o Departamento do Trabalho. A taxa geral de desemprego aumentou ligeiramente em janeiro para 4%.

O Sr. Niemann da Skuid disse que a empresa continua a ter funções abertas em engenharia e marketing. À medida que a empresa expande sua equipe no próximo ano, disse ele, “estamos analisando fusões e aquisições para fazer isso”.

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais