spot_img

Banco Central anuncia que Pix automático estará disponível em outubro de 2024; veja como vai funcionar

Essa modalidade do Pix vai permitir o pagamento de despesas que cliente sabe que terá, como parcelas de empréstimos ou contas de luz.

O Banco Central anunciou o início das operações do Pix automático a partir de 28 de outubro de 2024.

Essa nova funcionalidade do Pix permitirá que os clientes agendem antecipadamente pagamentos conhecidos que precisarão realizar a diversas empresas.

O Pix automático possibilitará o pagamento de contas como água e luz, mensalidades escolares e universitárias, despesas com academias, condomínios e parcelamentos de empréstimos.

Embora o débito automático já permita esse tipo de transação, o Banco Central acredita que o Pix automático terá um alcance mais amplo, atingindo um maior número de pessoas.

Ângelo Duarte, chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, explicou que, atualmente, as empresas precisam estabelecer acordos separados com cada instituição financeira para oferecer débito automático. Com o Pix automático, uma única parceria com um banco que oferece essa modalidade será suficiente.

Isso significa que as empresas poderão oferecer o pagamento automático via Pix a todos os usuários, independentemente do banco em que possuem conta. Essa mudança abrirá oportunidades para instituições financeiras menores entrarem nesse mercado.

Para pessoas físicas, o Pix automático será isento de tarifas. Para empresas que oferecerem esse serviço, as tarifas serão determinadas por meio de negociações entre o banco e a instituição financeira.

O processo de oferta do Pix automático será o seguinte:

  • Para pessoas físicas: os bancos serão obrigados a oferecer a modalidade aos clientes.
  • Para empresas: os bancos terão a opção de escolher se desejam ou não disponibilizar o produto para determinada empresa.

O funcionamento do Pix automático seguirá os seguintes passos:

  1. O cliente expressa à empresa o desejo de utilizar o Pix automático.
  2. A empresa envia a proposta de Pix automático ao cliente.
  3. O cliente recebe uma notificação para confirmar a autorização de pagamento via Pix automático.

Outra modalidade do Pix, chamada Pix agendado recorrente, será obrigatória a partir de outubro de 2024. Essa modalidade, semelhante a uma transferência, permitirá pagamentos entre pessoas físicas para atividades como mesada, doações, aluguel entre pessoas físicas e pagamento de serviços recorrentes prestados por pessoas físicas. A oferta do Pix agendado já é oferecida por alguns bancos, mas a obrigatoriedade será implementada a partir da mencionada data.

Fonte: G1

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais