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Como será o ecossistema de startups da América Latina até o final de 2022

Se a América Latina era considerada um diamante bruto para investimento global, agora estamos vivendo a era da potente lapidação de pedras preciosas.

Em janeiro, a Crunchbase informou que, com US$ 19,5 bilhões de capital de investidos na região, 2021 foi um ano recorde com o triplo do crescimento em comparação aos anos anteriores. Apesar de uma queda no primeiro trimestre, o financiamento para a região ainda está quente e, em 2022, mais transformações sociais e econômicas aguardam. E à medida que mais investidores mergulham no promissor mercado latino-americano, haverá alguns novos fatores a serem considerados.


América Latina se consolida como hub de investimentos

A transformação digital da região floresceu em parte devido à pandemia, com o amadurecimento de inovações mais complexas em fintech e comércio. Para os investidores, o crescimento foi difícil de ignorar, incentivando-os a mudar de rumo da China para a América Latina.

A onda de financiamento, com um forte impulso no quarto trimestre , criou 18 novos unicórnios na América Latina no ano passado, incluindo Bitso, Clip e Ualá. De acordo com o The Crunchbase Unicorn Board, agora existem 26 unicórnios na região.

Como resultado, os investidores serão impulsionados pela possibilidade de saídas bem-sucedidas da América Latina. Aqueles que deram o primeiro passo no ano passado tomarão medidas de investimento mais ousadas, com fundos baseados nos EUA liderando o caminho. Os novatos continuarão a entrar também, uma prova de um nível estabelecido de confiança no mercado.

Além disso, o aumento da compreensão contribuirá para análises de mercado mais pronunciadas e menos reações instintivas dos Venture Capitals este ano. Presumir que a quebra do mercado de crédito do México com gigantes como a AlphaCredit teria eco em outros lugares, por exemplo, foi um erro que fez os investidores repassarem oportunidades promissoras.

A confiança estabilizada na região gerará novas oportunidades, e espera-se que atores mais diversos entrem no espaço.

Financiamentos

No ano passado, houve grandes saltos no financiamento em todo o mercado, com dois terços do capital levantado nas rodadas finais. A avaliação e os tamanhos das rodadas nos estágios iniciais também aumentaram. No entanto, houve muito mais crescimento na média do que na mediana, o que significa que os 10% mais ricos engoliram a maior parte do financiamento.

Em 2022, haverá uma tendência contra essa ilusão de “exuberância geral”. A curva será achatada, com uma abertura substancial de espaço para investimentos pré-Série A na região.

Quando os mercados públicos estavam crescendo, vimos muitas rodadas A, B e C maciças. Mas, como estão atualmente em baixa, os investidores de crescimento e crossover serão menos agressivos, com o efeito cascata de tornar as rodadas A e B mais estáveis. Isso avançará na estabilização, pois a América Latina viu aqueles que levantaram grandes rodadas A lutando para aumentar as rodadas B, em comparação com aqueles com As mais sóbrios.

O ecossistema registrará menos negócios “outliers” jumbo, mas muitos negócios serão feitos mesmo assim. Alguns fundos estavam realmente esperando que as avaliações se tornassem mais racionais.

A diversidade de investidores aumentará, incluindo empreendedores que tiveram sucesso nos unicórnios da América Latina como indivíduos. Este segmento desfruta de conexões duradouras com os EUA e fundos globais, muitas vezes juntando fundos de VC como parceiros ou até mesmo iniciando seus próprios fundos anjo, resultando em um aspecto emergente de operador dentro do espaço.

Startups que atendem empresas

A América Latina mantém uma lousa em branco de infraestrutura de tecnologia, favorecendo ofertas full-stack. A tendência de fintech e comércio voltados para o cliente em 2021 será substituída por soluções que permitem que grandes indústrias de serviços se digitalizem.

Globalmente, o SaaS trouxe aos VCs americanos os retornos mais sólidos, mas o SaaS não pode ser feito na América Latina do jeito que é feito nos EUA. ou alguns grandes players ou muitos não sofisticados.

Por exemplo, a Autolab – uma empresa do portfólio da Polymath Ventures – é uma plataforma em crescimento que capacita oficinas de automóveis na América Latina por meio de ferramentas digitais. Por fim, esse modelo de plataforma integrado a um pacote SaaS completo, em vez de um modelo de mercado tradicional, os ajuda a desbloquear a demografia de negócios não sofisticada da região. Os investidores procurarão um equilíbrio entre o mercado e o SaaS.

Lidar com problemas específicos da região enquanto explora a crescente classe média da região fará das startups de plataforma de serviços a história de sucesso da América Latina em 2022.

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