spot_img

Enquanto as aquisições entre startups permanecem fortes, as empresas de capital aberto recuam

Mais startups compraram outras startups no primeiro trimestre de 2022 do que em qualquer outro primeiro trimestre da última década, mostram dados da consultoria Crunchbase. Ao mesmo tempo, as empresas públicas (de capital aberto) parecem estar recuando em suas aquisições de startups, pois os mercados de ações permanecem voláteis, embora isso possa aumentar novamente se as condições macroeconômicas melhorarem.

As duas tendências indicam que a turbulência dos mercados públicos ainda não atingiu os mercados privados, pelo menos quando se trata de atividade de M&A.

Empresas de capital aberto pausam a compra de startups

Embora as startups ainda estejam adquirindo umas às outras, as empresas de capital aberto parecem estar desacelerando sua atividade de M&A de startups. Isso faz sentido, dada a turbulência nos mercados públicos. Preocupações com a inflação e o aumento das taxas de juros, juntamente com questões geopolíticas, como a invasão da Ucrânia pela Rússia, deixaram os investidores nervosos, levando à liquidação de ações.

Por um lado, o aumento das taxas de juros significa que o dinheiro não é tão barato, dando às empresas menos incentivo para pegar outras empresas, incluindo startups.

Os mercados públicos também reagem mais rapidamente aos eventos do que os mercados privados, embora estes últimos geralmente demorem algum tempo para acompanhar a reação dos mercados públicos.

Apesar da aparente retração das empresas de capital aberto na atividade de fusões e aquisições, houve alguns negócios notáveis. A aquisição planejada da Activision Blizzard pela Microsoft, por exemplo, seria a maior aquisição em jogos e uma das maiores aquisições do ano, embora a Activision seja também uma empresa de capital aberto.

Possível retomada no segundo trimestre

O primeiro trimestre do ano costuma ser mais tranquilo para as empresas de capital aberto, onde elas buscam alvos de aquisição que possam desencadear no segundo trimestre. Com isso em mente, o ritmo em que as empresas públicas fazem aquisições pode aumentar no segundo trimestre.

Há também muitas empresas no pipeline de IPO e, assim que um grande IPO acontecer, outros seguirão e se tornarão públicos. Isso significa mais dinheiro disponível para M&A.

O investimento de risco global no ano passado atingiu um recorde de US$ 643 bilhões, segundo dados da Crunchbase. Mas enquanto muitas startups apoiadas por empreendimentos estão cheias de dinheiro, essas mesmas empresas podem reexaminar quaisquer planos de aquisição que tenham para 2022, dependendo de como os múltiplos do mercado público afetam os mercados privados.

As empresas podem começar a se perguntar: “‘Como quero pensar no meu programa? Quero continuar comprando outras empresas ou quero olhar para o dia chuvoso que pode acontecer se a festa de 2020 estiver suspensa por enquanto?’”.

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais