spot_img

Governo aposta em aumento de crédito e queda de juros para fazer economia crescer mais em 2024

O presidente Lula está apostando em medidas para aumentar o crédito e reduzir os juros, visando impulsionar o crescimento econômico neste ano. Ele já encomendou a sua equipe a implementação de ações para estimular o crédito, comemorando os resultados positivos do programa Desenrola.

Com a perspectiva de mais crédito e taxas de juros mais baixas, Lula expressa confiança em um crescimento que pode superar as previsões de mercado, que atualmente situam-se em torno de 1,5% para este ano eleitoral. O Banco Central prevê 1,7%, enquanto a equipe do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, aposta em algo em torno de 2%.

O presidente busca alcançar um crescimento mais robusto, contando também com a injeção de recursos na economia proveniente do aumento do salário mínimo e do pagamento de R$ 95 bilhões em precatórios. Essas medidas são vistas como impulsionadoras para a economia, que registrou um crescimento em torno de 3% no ano anterior.

Ao retornar a Brasília, Lula tem missões imediatas para janeiro, incluindo a escolha do novo ministro da Justiça e negociações com o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sobre a tramitação de uma medida provisória proposta por Fernando Haddad no final do ano anterior para aumentar a arrecadação.

No que diz respeito à escolha do novo ministro da Justiça, Lula havia acertado com Flávio Dino que o substituto seria definido até 15 de janeiro, com Ricardo Lewandowski sendo considerado um candidato forte.

Quanto à segunda missão, existe o risco de a medida provisória ser devolvida, e Lula buscará um acordo com Pacheco para evitar a rejeição. A devolução prejudicaria não apenas uma, mas três medidas implementadas por Haddad no final do ano anterior, envolvendo a reoneração da folha de pagamento, limites para compensação de créditos tributários e redução dos incentivos fiscais para o setor de eventos.

Em relação a uma possível reforma ministerial, embora Lula tenha mencionado no final do ano anterior a possibilidade de ajustes na equipe, há receios de desencadear uma disputa entre os partidos da base aliada por mais espaço no governo, especialmente entre legendas do Centrão, como Progressistas e Republicanos.

Fonte: G1

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais