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Produtos de Higiene e Beleza, chocolate e panetone aumentam no fim do ano

O avanço na situação econômica promete ter um impacto positivo nas compras de presentes de Natal. Dentro desse cenário, três categorias se destacam: higiene e beleza, chocolate e panetone. Juntas, essas categorias totalizaram R$ 1,7 bilhão em presentes durante a última celebração.

De acordo com a Kantar, empresa especializada em dados, insights e consultoria, 18% do faturamento da cesta de Higiene & Beleza em dezembro corresponde a presentes, um número que fica apenas abaixo das compras do Dia das Mães, que alcançam 25%. Em 2022, cerca de 9,7 milhões de pessoas receberam presentes dessa categoria.

No que diz respeito aos gastos em Higiene & Beleza com presentes natalinos, os maiores desembolsos foram para perfumaria (47,2% do valor em dezembro de 2022) e creme corporal (17,5%). No entanto, ambos cederam espaço para opções mais acessíveis. Quanto à categoria de chocolates, aproximadamente 24,6 milhões de pessoas receberam essa delícia como presente em dezembro de 2022, o que equivale a 17% da população. Em média, cada pessoa recebeu 360 gramas, equivalendo a R$ 18,87.

Os gastos mais significativos foram direcionados para bombons, devido ao preço 10% abaixo da média dos presentes natalinos e à sua propensão ao compartilhamento. Vale notar que a maioria dos presentes na categoria de chocolates (55,1%) ficou na faixa de preço entre R$ 10 e R$ 19.

Quanto ao panetone, ele é considerado o símbolo do Natal, e o volume de presentes cresce a cada ano. Entre 2020 e 2021, houve um aumento de 76% no consumo, refletindo a recuperação pós-confinamento. Entre 2021 e 2022, houve um aumento adicional de 3% no volume. O panetone tradicional de frutas continua avançando nas opções de presentes, com uma importância de 44,9% em volume em 2022. A maioria dos panetones comprados como presente na última celebração estava na faixa de tamanho de 500 gramas ou mais (48%), com destaque para versões recheadas ou com cobertura.

Luisa Teruya, Gerente de Marketing da Kantar, destaca que os canais de compra devem considerar que dezembro é um mês com diversos estímulos acima da média, como férias, festas, compromissos e diferentes formas de comunicação, tanto online quanto offline. Portanto, não apenas o preço, mas também a conveniência, rapidez e variedade adequada podem fazer a diferença na disputa pela preferência do consumidor.

Fonte: Super Varejo

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