spot_img

Mulheres executivas são melhores para o planeta, mostra estudo do BIS

Empresas com mais mulheres na gerência produzem menos carbono do que aquelas dominadas por homens, segundo pesquisa publicada pelo Bank for International Settlements (BIS).

O estudo sugere um benefício na contratação de mulheres e na melhoria da diversidade de gênero da equipe, não apenas no nível do conselho, mas em toda a empresa.

A análise de 2.000 empresas de capital aberto em 24 economias avançadas entre 2009 e 2019 mostrou que um aumento de 1 ponto percentual na proporção de mulheres em cargos de gestão foi associado a uma redução de 0,5% nas emissões de carbono.

“Este efeito é robusto ao controlar as diferenças institucionais devido à cultura e religião”, disseram os pesquisadores Yener Altunbas, Leonardo Gambacorta, Alessio Reghezza e Giulio Velliscig. O BIS, que publicou o estudo, é uma instituição de supervisão dos bancos centrais do mundo com sede na Suíça.

Pesquisas anteriores sobre a ligação entre as mulheres nos conselhos e as emissões de carbono produziram “descobertas conflitantes”, disseram os autores. Eles olhavam para o nível do conselho na estrutura de gestão.

Agora, mostram que “as executivas são mais inclinadas a proteger o meio ambiente do que os homens”. Os gerentes são tão importantes para a abordagem climática de uma empresa quanto o conselho de administração, pois precisam “selecionar uma estratégia apropriada para atingir os objetivos”.

Para explicar as descobertas, eles citaram outros artigos acadêmicos que mostram que as mulheres são “mais propensas a considerar o bem-estar social geral sem focar estritamente nos interesses dos acionistas”.

Fonte:Bloomberg Línea

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais