spot_img

Mulheres ocupam apenas 38% dos cargos de liderança no Brasil, aponta estudo

As mulheres ocupam apenas 38% dos cargos de liderança no Brasil, aponta um estudo realizado pela Grant Thornton com cerca de 250 empresas. Comparado a outros países, o Brasil está atrás da África do Sul (42%), Turquia e Malásia (40%) e Filipinas (39%). Para incentivar cada vez mais a inserção de mulheres em cargos de liderança e chefia, será realizado na próxima sexta-feira, 02/09, das 8h às 10 horas, o 7º Encontro de Mulheres Executivas.

A iniciativa é promovida pelo MEX – Espaço Mulheres Executivas, que está vinculado à Lapidus Network. As mulheres presentes no evento participarão de uma palestra sobre mentoria e conhecerão o case ExxonMobil na Prática.

O projeto de mentoria busca contribuir com a construção de uma liderança feminina fortalecida, que inspire mulheres a se tornarem protagonistas desta possibilidade. “Nossa proposta de formação de mentoras vai além de uma estrutura técnica, ampliando horizontes e contribuindo para fortalecer e consolidar mais mulheres na liderança”, destaca a Fundadora e Diretora do Instituto SER, Susan Alberttoni.

Segundo Susan, que irá ministrar a palestra Mulheres Líderes na Mentoria, é fundamental que as mulheres estejam cada vez mais preparadas para assumir determinados espaços. “Nós, mulheres, ainda precisamos provar o tempo todo as nossas competências para liderar. Levando em consideração as crenças que ainda limitam a equidade do público feminino frente às oportunidades de liderança, é fundamental que nos preparemos cada vez mais para assumir cargos de liderança e colocarmos nossa maestria em prática”, explica.

O evento também terá a presença da diretora de Recursos Humanos da ExxonMobil no Brasil, Samantha Leite Franco, que compartilhará o programa de mentoria feminina da empresa em Curitiba. “O programa começou em 2019 com o objetivo de apoiar o desenvolvimento profissional de mulheres na empresa e esse ano estamos no terceiro grupo. Somos cerca de 40 mentoras e 150 mentoradas. O programa com certeza pode contribuir para aumentar ainda mais o número de mulheres em posições de liderança”, destaca Samantha.

Atualmente, cerca de 60% dos funcionários da ExxonMobil são homens e 40% são mulheres. Segundo Samantha, esse percentual tem crescido nos últimos 10 anos. “Nosso diferencial é que essa distribuição acontece em todos os níveis da empresa. O programa de mentoria feminina é uma das iniciativas fundamentais nessa jornada”, acrescenta.

Desde que surgiu, em 2006, o MEX realiza eventos mensais que reúnem empreendedoras e executivas com o objetivo de compartilhar experiências, incentivar novos relacionamentos e oferecer conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional dessas mulheres. Para Susan, “é por meio do networking que é possível ampliar o olhar, fortalecer parcerias, além de inspirar mulheres a se empoderar, desafiarem limites e assumirem espaços e oportunidades”.

Fonte: Paranashop

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais