Só que diferentemente da fábula de Esopo, os recursos não são renováveis na velocidade necessária que a população mundial cresce.
ALIMENTOS, ENERGIA, ÁGUA, EMBALAGENS NÃO RECICLÁVEIS, SAÚDE PÚBLICA, RECURSOS DO CONTRIBUINTE, só para referenciar os principais.
Mas chamo atenção só dos principais culpados: NÓS, Gestores !
Estamos com funções e responsabilidades de impacto. Temos escolhas a fazer diariamente e são raras as organizações, governos, politicos e empresários que atentam para o resultado de impacto positivo ANTES de uma decisão necessária sobre um investimento financeiro. A maioria pensa no ROI e não no ROSI ( retorno sobre impacto social ).
Nossas escolas de formação necessitam investir mais em pesquisa para desenvolver mentes mais conscientes para a proteção ambiental. A escolinha é para os gestores de investimentos, sejam público ou privado, entenderem o ROSI e capturar o lucro justo e sustentável advindo de ações com base na sustentabilidade e na diminuição gradativa porém, célere do desperdício.
Não é preciso dizer que o MARKETING pode capitanear essas iniciativas e que a PROPAGANDA pode viabilizar essas ações. Tal e qual fazem hoje em dia para garantir dividendos aos seus acionistas.
Parece bla bla bla?
Se você assim pensa, está fazendo parte do Grupo dos Indiferentes com a VIDA e com as gerações futuras.
Agora, hoje, você gestor pode iniciar seu trabalho na direção oposta. Trabalhe por decisões que promovam no mínimo a sustentabilidade. A tecnologia futura não resolverá todos os problemas. Mas se vier a resolver, você pagará caro por ela. Assim é o MARKETING. CRIAÇÃO DE DEMANDA.