sexta-feira, maio 20, 2022
Outros

    O que esperar do movimento de fusões e aquisições em 2022?

    CEO da Profiting Consulting

    Em Destaque

    Moyses Samuel
    Moyses Samuel
    CEO da Profiting

    O mercado brasileiro está com apetite para fazer grandes negócios! Com a retomada gradual da economia brasileira (graças à alta adesão da população às vacinas), observaremos em 2022 uma tendência que já ocorre neste ano: a de um mercado de fusões e aquisições bastante aquecido.

    Segundo levantamento feito pelo KPMG, entre janeiro e setembro de 2021, os negócios de M&A giraram em torno de 1.600 acordos, movimentando R$376,2 bilhões no Brasil. Estes números representam um aumento de 64% em comparação ao que foi registrado em todo 2020.

    Agora o que se espera para o próximo ano é que este volume de transações aumente ainda mais, inclusive batendo recordes de décadas. Isso porque gigantes brasileiras com caixa e recursos disponíveis continuarão aproveitando um cenário de incentivos fiscais atraentes e empresas menos fortalecidas para fechar acordos bilionários.

    Além desse aspecto econômico, há uma nova tendência entre as grandes empresas brasileiras: o ecossistema, uma  verticalização do modelo de negócio, cuja estratégia prevê que a empresa acumule atividades além do core business.

    Portanto, em suma, o que podemos esperar para 2022 é que o mercado de M&A continue aquecido, ainda suportando a demanda que foi contida nos últimos quase dois anos, e um aumento expressivo de empresas na busca por acordos que complementam seu negócio, promovendo uma experiência de ponta a ponta, de clientes a fornecedores.

    Fusões e Aquisições

    Últimas Notícias

    Energia solar global dobra em três anos e chega a 1 terawatt

    A fonte solar acaba de ultrapassar a marca de 1 terawatt (TW) de potência instalada e pode dobrar em...

    Tesla deixa índice ESG e Musk diz que tema ‘é uma farsa’

    A Tesla (TSLA34) deixou de integrar o índice S&P 500 ESG, o que ocorreu “por falta de uma estratégia...

    Veja outras matérias