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Produtos de beleza nas gôndolas: marcas devem focar em experiência de compra para se diferenciarem

Os produtos de beleza estão ganhando destaque nas prateleiras dos supermercados brasileiros devido ao crescente interesse dos consumidores por esses itens. A Associação Brasileira da Indústria, Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) registrou um impressionante aumento de 560% no consumo desses produtos entre 2018 e 2022.

Andrea Salzano, diretora de vendas e trade da NIVEA Brasil, destaca a importância das redes de supermercados, que representam mais da metade das vendas da empresa. Segundo ela, as lojas físicas e os canais digitais oferecem conveniência aos consumidores, com uma ampla variedade de produtos em um único local. Isso facilita a experimentação de novos produtos nas lojas físicas, enquanto a presença online expande o alcance da marca.

Para as marcas de produtos de beleza nos supermercados, o maior desafio é se destacar em meio à concorrência. Andrea Salzano explica que eles analisam estratégias como promoções atrativas, comunicação visual eficaz e posicionamento da marca, além de garantir o melhor sortimento para atender às necessidades específicas de cada região, temporada ou perfil de consumo do supermercado.

Raphael Bueno, CRM Manager da agência de marketing digital Corebiz, destaca a importância do CRM (Customer Relationship Management) e da inteligência artificial na criação de uma experiência encantadora para o cliente. O CRM identifica padrões de comportamento para aprimorar a experiência de compra, enquanto a inteligência artificial otimiza operações, aumenta a produtividade e fornece insights valiosos para a tomada de decisão. Isso eleva o relacionamento com o consumidor e ajuda as marcas a se destacarem.

Bueno enfatiza que a personalização da experiência do cliente deve ocorrer em tempo real e em vários canais, incluindo recomendação de conteúdo relevante e campanhas de marketing customizadas. A integração dessas ferramentas coloca as marcas à frente da concorrência e impulsiona o sucesso dos negócios.

Andrea Salzano destaca que a venda de produtos de beleza e cuidados pessoais é vantajosa para os supermercados, pois pode aumentar o valor médio das compras dos clientes. A inclusão dessa categoria de itens nas prateleiras pode resultar em margens de lucro mais altas e na fidelização de consumidores regulares, pois os supermercados oferecem a conveniência de encontrar tudo o que precisam em um único local.

Fonte: Super Varejo

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