Os produtos de beleza estão ganhando destaque nas prateleiras dos supermercados brasileiros devido ao crescente interesse dos consumidores por esses itens. A Associação Brasileira da Indústria, Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) registrou um impressionante aumento de 560% no consumo desses produtos entre 2018 e 2022.
Andrea Salzano, diretora de vendas e trade da NIVEA Brasil, destaca a importância das redes de supermercados, que representam mais da metade das vendas da empresa. Segundo ela, as lojas físicas e os canais digitais oferecem conveniência aos consumidores, com uma ampla variedade de produtos em um único local. Isso facilita a experimentação de novos produtos nas lojas físicas, enquanto a presença online expande o alcance da marca.
Para as marcas de produtos de beleza nos supermercados, o maior desafio é se destacar em meio à concorrência. Andrea Salzano explica que eles analisam estratégias como promoções atrativas, comunicação visual eficaz e posicionamento da marca, além de garantir o melhor sortimento para atender às necessidades específicas de cada região, temporada ou perfil de consumo do supermercado.
Raphael Bueno, CRM Manager da agência de marketing digital Corebiz, destaca a importância do CRM (Customer Relationship Management) e da inteligência artificial na criação de uma experiência encantadora para o cliente. O CRM identifica padrões de comportamento para aprimorar a experiência de compra, enquanto a inteligência artificial otimiza operações, aumenta a produtividade e fornece insights valiosos para a tomada de decisão. Isso eleva o relacionamento com o consumidor e ajuda as marcas a se destacarem.
Bueno enfatiza que a personalização da experiência do cliente deve ocorrer em tempo real e em vários canais, incluindo recomendação de conteúdo relevante e campanhas de marketing customizadas. A integração dessas ferramentas coloca as marcas à frente da concorrência e impulsiona o sucesso dos negócios.
Andrea Salzano destaca que a venda de produtos de beleza e cuidados pessoais é vantajosa para os supermercados, pois pode aumentar o valor médio das compras dos clientes. A inclusão dessa categoria de itens nas prateleiras pode resultar em margens de lucro mais altas e na fidelização de consumidores regulares, pois os supermercados oferecem a conveniência de encontrar tudo o que precisam em um único local.
Fonte: Super Varejo