Em uma sociedade que é majoritariamente dominada pelo gênero masculino na liderança no quesito profissional, dá um certo alívio ver que, a cada dia, há uma nova mudança e a aparição de mais mulheres à frente de grandes companhias ou empreendendo de forma ativa. É o momento de mudar o paradigma do grande homem de negócios que domina o mundo: as empresas carecem de novas CEOs.
Esse protagonismo feminino dentro do mundo corporativo e do empreendedorismo precisa ser ressaltado, e, como uma forma de celebrar os avanços do empoderamento feminino e da igualdade de gêneros, a Bazaar alguns grandes nomes de mulheres para se inspirar profissionalmente. Confira:
Zica Assis
Zica nasceu no Rio de Janeiro, e aos 9 anos, já trabalhava como babá. Embora fosse criticada por seus patrões pelo cabelo crespo, Zica, a muito contragosto, passou a alisá-lo. Já um pouco mais velha e ainda insatisfeita com a situação, ela começou a investir em cursos de cabeleireiro, e se profissionalizou na área para estudar, entender e revolucionar a forma de tratamento para cabelos crespos e cacheados.
Uma vez que não encontrou no mercado produtos que atendessem de forma satisfatória as necessidades desses tipos de cabelo, Zica não teve dúvidas: vendeu o carro e investiu o dinheiro no desenvolvimento de produtos e de um salão especializado. Foi daí que surgiu o Beleza Natural.
Desde então, seu empreendimento não parou de crescer: ela possui lojas distribuídas por todo o território nacional e nos Estados Unidos.
Cleusa Maria
A história de Cleusa mostra até onde a perseverança pode levar. Cleusa trabalhava como boia-fria no interior do Paraná; depois de anos, juntou seu dinheiro e se mudou para Salto, no interior de São Paulo, e começou a trabalhar como empregada doméstica.
Certo dia, resolveu investir em confeitaria e fez cursos na área. Mesmo com três empregos – após os turnos, no início da noite –, começou a fazer bolos e doces para vender. Foram dois anos nessa labuta, até que ela juntasse dinheiro suficiente para abrir uma pequena doceria, de 20 metros quadrados, chamada Sensações Doces, ainda na cidade de Salto.
A qualidade dos doces atraía muitos clientes, o que fez Cleusa começar a investir em marketing e expandir o negócio. Pouco tempo depois, abriu outra filial e decidiu mudar o nome da marca em homenagem aos seus filhos, Sofia e Diego: a Sodiê Doces.
Hoje, depois de muito batalhar, Cleusa Maria comanda uma cadeia de 265 lojas, distribuídas em 13 dos 26 estados brasileiros.
Sônia Hess de Souza
A história de Sônia começa com seus pais, seu Duda e dona Lina, fundadores da Dudalina. Na época, a loja era apenas uma pequena confecção em Blumenau, Santa Catarina. A confecção de camisaria começou quando seu pai um dia comprou tecido demais e precisou contratar mais costureiras para dar conta do recado. Sônia entrou na história após voltar da Europa, onde estava estudando, e resolveu assumir a marca junto de seus irmãos.
Com o conhecimento adquirido pelas escolas de costura europeias, Sônia reformulou a marca e levou a empresa para São Paulo. Atualmente, a Dudalina é uma das maiores exportadoras de roupas no Brasil, e Sônia Hess faz questão que o quadro de funcionários seja majoritariamente feminino.
Luiza Helena Trajano
Certamente, uma das mulheres empreendedoras mais conhecidas do Brasil, a dona da Magazine Luiza trabalhou desde os 18 anos com varejo e foi uma pioneira quando surgiu o e-commerce no Brasil.
Luiza Helena herdou, depois de muito trabalho, uma pequena rede de lojas na cidade de Franca. Ao tomar a dianteira, Luiza revolucionou o empreendimento e começou a expandir para outras cidades ao incorporar concorrentes. Hoje, a marca Magazine Luiza é uma gigante do varejo brasileiro e mundial.
Observar essas mulheres que revolucionaram os setores em que se inseriram é, de fato, inspirador para que outras pessoas sigam seus sonhos, concluam suas faculdades, seus cursos de pós-graduação ou mesmo seus cursos livres para também fazer parte do panteão de grandes empreendedoras do Brasil. O caminho, sem dúvidas, é mais duro, mas não é impossível: basta começar.
Fonte: Harper’s Bazaar