spot_img

Fusão entre 123 Milhas e MaxMilhas cria maior agência digital do país e acende alerta nas companhias aéreas

Juntas, empresas que vendem passagem adquirida com milhas de terceiros serão maior que a Decolar

A 123 Milhas e MaxMilhas anunciaram a união de seus negócios, numa operação que cria a maior agência digital (ou OTA – Online Travel Agency) do país. Pelo porte, a operação acende um alerta nas companhias aéreas, que são críticas ao modelo de negócios baseado na compra de milhas.

Juntas, as duas empresas “milheiras” terão vendas estimadas em R$ 6 bilhões, o que torna o negócio maior que a Decolar. O porte equivale ainda a metade da CVC, agência de viagens líder do país.

A 123 Milhas e a MaxMilhas atuam comprando milhas de clientes dos programas de milhagem das companhias aéreas. Elas usam essas milhas para emitir passagens junto às chamadas consolidadoras — majoritariamente Confiança e BeFly — vendendo ao consumidor final a preços bastante competitivos.

Embora as companhias proíbam a venda de pontos de seus programas por parte dos clientes, a Justiça já deu ganho de causa para as empresas de milhas em diversas ações e instâncias.

A venda de milhas para terceiros representa perda de receita para as aéreas e desvirtua, do ponto de vista delas, o conceito de fidelização.

Desde setembro, conforme a coluna noticiou à época, a mineira 123 Milhas vinha buscando um sócio investidor. A empresa, que é a líder do segmento com vendas de R$ 5 bilhões, chegou a contratar o BTG, mas não conseguiu atrair um investidor. Segundo fontes do mercado, o negócio tem um risco inerente pela oposição das companhias aéreas. Elas não conseguiram barrar o negócio na Justiça mas, em tese, podem pressionar as consolidadoras a parar de trabalhar com as empresas de milhas. No entanto, as aéreas não o fazem, pois uma retaliação poderia levar a uma perda importante de vendas.

Em nota enviada à coluna, a 123 Milhas confirmou a união com a MaxMilhas, antecipada pelo portal Neofeed. As duas marcas serão mantidas de forma independente e os CEOs das duas empresas, Ramiro Madureira e Max Oliveira, seguirão comandando as respectivas operações.

“Com objetivo de expandir as operações e fortalecer a atuação em todo o mercado nacional, as empresas 123 Milhas e MaxMilhas formalizaram a combinação de seus negócios. Assim, o novo grupo será um dos principais do turismo brasileiro, com atuação destacada e de liderança em praticamente todo o país”, disse a empresa em nota.

Fonte:O Globo

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais