spot_img

Contbank faz primeiro M&A para levar crédito a PMEs – com ajuda dos contadores

Fintech uniu operações com a plataforma Kikai, do grupo de energia Safira

A disputa por financiamento às PMEs tem aumentado, com fintechs opções como Cora e Conta Simples disputando boleto a boleto. O Contbank resolveu chegar até essas empresas por outro caminho: os contadores. Cadastrados como agentes de negócio, esses profissionais podem usar a plataforma da fintech para oferecer serviços financeiros a seus clientes.

Para expandir sua atuação nesse mercado, o Contbank acaba de fechar seu primeiro M&A. A fintech fechou uma fusão com a Kikai, plataforma white label de soluções de crédito para startups. A Kikai nasceu no hub de inovação do Grupo Safira, atuante no mercado livre de energia, e adiciona uma licença de atuação importante que a Contbank ainda não tinha.

Registrados no Banco Central como uma Instituição Financeira, agora o negócio passa a ter também a licença para atuar como Sociedade de Crédito Direto, possibilitando a criação de uma linha de crédito própria. Nos termos do acordo, o Contbank passa a ser o controlador da Kikai, com a totalidade das ações, e o Grupo Safira passa a ser sócio da fintech.

“O contador é como o médico de família da pequena empresa. Ele a traz desde a maternidade, envolvido na abertura na junta comercial, passando pelo crescimento com as diversas mudanças de status tributário e até o encerramento”, diz Paulo Castro, CEO do Contbank. “Essa posição estratégica faz do contador um aliado.”

Operando desde setembro de 2021, o Contbank conta com 800 contadores cadastrados e 3 mil empresas com contas abertas na plataforma. A fintech foi fundada por Castro, um dos criadores da empresa que deu origem ao Terra, onde foi CEO, e Erico Azevedo. A dupla se conhecia da época em que Castro decidiu investir na Wabbi, plataforma que conecta empresas e contadores fundada por Azevedo e comprada pela ContaAzul em 2018.

A fintech atualmente utiliza parceiros para a oferta de crédito e indica aquele que tiver as melhores condições para a situação de cada empresa. Nos últimos oito meses, Contbank e Kikai movimentaram em torno de R$ 10 milhões em 3 mil operações.

Castro, cofundador do Contbank: "o contador é como um médico de família para a PME" — Foto: Divulgação

Castro, cofundador do Contbank: “o contador é como um médico de família para a PME” — Foto: Divulgação

Segundo Castro, o modelo permite uma prestação de serviço mais assertiva, já que o Contbank passa a ter acesso ao faturamento e ao fluxo dessas empresas. A base tem dados de 60 mil companhias. Até o final do ano, a agora encorpada Contbank pretende chegar a 1,25 mil agentes de negócio e ter 25 mil PMEs com contas abertas, aumentando o leque de produtos com seguros e consignado, por exemplo.

Para o contador, argumenta Castro, a relação é ganha-ganha. “Ele continua atuando como contador em seu escritório e ganha 50% de todas as fontes de receitas, retirados os impostos, geradas a partir da associação de seus clientes com o Contbank”, diz. São transações em cartão de crédito e operações de financiamento, por exemplo.

Fonte: Pipeline Valor

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais