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Drogarias ampliam linhas de marcas próprias com itens mais sofisticados

Drogarias e farmácias no Brasil estão ampliando suas estratégias de marca própria, lançando produtos mais sofisticados e com maior valor agregado. Essa abordagem visa aumentar as margens de lucro e atrair clientes que buscam alternativas mais acessíveis aos produtos de marcas consolidadas. Grandes redes, como Pague Menos & Extrafarma, RaiaDrogasil, DPSP e Venâncio, estão investindo nessa tendência.

A Pague Menos & Extrafarma, líder nas regiões Norte e Nordeste, vem expandindo seu portfólio de produtos próprios desde 2001. No último ano, esse segmento registrou um crescimento significativo, com vendas de R$ 594,2 milhões, um aumento de 19% em relação ao ano anterior. A empresa lançou mais de 90 produtos próprios nos últimos meses, incluindo protetor solar em bastão e suplementos alimentares, contribuindo para um aumento de 14,5% na receita no primeiro trimestre de 2023.

A RaiaDrogasil, por sua vez, lançou sua primeira marca própria, a Needs, em 2010. Agora, a empresa está apostando em três linhas de produtos de cuidados com a pele, que incluem controle de oleosidade, hidratação e antissinais. Essa estratégia de expansão resultou em vendas de mais de R$ 1 bilhão entre janeiro e novembro de 2022, um aumento de 54,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O grupo DPSP, responsável pelas redes Pacheco e São Paulo, já tinha a marca Ever Care para produtos como fraldas e lenços umedecidos. No entanto, desde o ano passado, a empresa passou a desenvolver produtos mais complexos, como uma linha completa de cuidados para a pele e vitaminas com o selo “Pacheco”. A empresa também lançou barrinhas de cereais, barrinhas de proteína, nuts e balas de gengibre. Até o final de 2023, eles planejam lançar a linha Ever Home, com óleos essenciais e perfumadores de ambiente.

A Venâncio, que possui as marcas V.Happy, V.Help e V.Baby, também planeja lançar novos produtos este ano, inclusive na área de medicamentos. Essa expansão das marcas próprias acirra a concorrência entre as redes de drogarias, pois empresas com maior variedade e qualidade de produtos têm conseguido expandir mesmo em um cenário desafiador.

Em resumo, as drogarias no Brasil estão investindo cada vez mais em produtos de marca própria, com o objetivo de aumentar as margens de lucro e atrair clientes com alternativas mais acessíveis. Essa estratégia tem se mostrado bem-sucedida, com crescimento significativo nas vendas e expansão do portfólio de produtos.

Fonte: Globo

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