A plataforma Consulta Remédios observou um aumento de 56% na demanda por medicamentos descongestionantes durante o último trimestre.
Embora o inverno esteja prestes a começar, as temperaturas já vêm caindo há algum tempo, o que tem levado ao aumento na busca por medicamentos destinados ao tratamento de gripes, resfriados e outras complicações respiratórias. Segundo a Consulta Remédios, a maior marketplace de farmácias do país, que recebe em média 1 milhão de visitantes diariamente, a busca por medicamentos antigripais aumentou cerca de 45% nos últimos três meses, em comparação com o primeiro trimestre do ano.
“Este ano é o primeiro em que enfrentamos o inverno sem a obrigatoriedade do uso de máscaras desde o início da pandemia. Isso significa que os vírus poderão circular mais facilmente, e, embora o frio não tenha uma relação direta com doenças respiratórias, os comportamentos das pessoas durante o inverno contribuem para o aumento dos casos”, explica Rafaela Sarturi Sitiniki, farmacêutica responsável pela plataforma Consulta Remédios.
Além dos medicamentos antigripais, os soros nasais também apresentaram um crescimento de 25%, assim como os antibióticos utilizados no tratamento de sintomas respiratórios, como a amoxicilina, que registrou um aumento de 25% nas buscas. “No ano passado, enfrentamos uma escassez de medicamentos, principalmente de antibióticos. Este ano, a procura certamente será alta novamente, considerando que as temperaturas mais baixas estão chegando apenas agora”, acrescenta Rafaela.
Dados regionalizados
No Brasil, diferentes regiões apresentam comportamentos distintos em relação ao frio. Durante o outono e o inverno, as pesquisas também variam de acordo com cada estado. Por exemplo, o estado do Paraná, conhecido por suas baixas temperaturas, registrou um crescimento de 64% na busca por medicamentos antigripais e descongestionantes, totalizando mais de 71 mil visitas às categorias de medicamentos para o tratamento de sintomas respiratórios.
Em São Paulo, a maior metrópole do país, houve um aumento de 63% na busca por medicamentos antigripais, enquanto os medicamentos descongestionantes tiveram um acréscimo de 57% na procura pela plataforma. “Em São Paulo, a plataforma também registrou um aumento de 33% nas buscas por antibióticos nos últimos três meses. A previsão é de que esses números aumentem ainda mais com a chegada do inverno”, ressalta a farmacêutica.
Mesmo sem registrar temperaturas tão baixas, o estado do Rio de Janeiro também apresentou um aumento nas buscas por esses medicamentos. “No estado do Rio de Janeiro, os medicamentos antigripais tiveram um aumento de 58%, e os descongestionantes tiveram um aumento de 69%, o que é significativo para um estado que não é tão frio. Isso mostra que a falta do uso de máscaras tem contribuído para o aumento de casos de síndromes respiratórias como um todo”, conclui Rafaela.
Fonte: Consulta Remédios