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Grupo Pão de Açúcar pretende vender 10 pontos do Extra

Presidente do Atacadão diz que grupo está aberto a avaliar lojas do Extra

Grupo Pão de Açúcar informou ontem que pretende vender ou fechar 10 pontos da bandeira Extra com resultado negativo

O presidente do Atacadão, José Roberto Müssnich, afirmou nesta sexta-feira que a empresa não descarta analisar a aquisição de pontos da rede Extra Hipermercados, do Grupo Pão de Açúcar (GPA), que podem ser vendidos. O GPA informou ontem que considera vender ou fechar 10 unidades com resultado antes de lucro, impostos, amortização e depreciação (Ebitda, na sigla em inglês) negativo.

“Estamos abertos a tudo. Não entendi qual é a decisão [podem fechar ou vender], mas assim como apareceu o Makro, estamos abertos”, disse Müssnich.

Sobre o assunto, ontem, Jorge Faiçal, presidente do braço de supermercados e hipermercados do GPA. disse que, com a venda ou fechamento dos pontos, a empresa iria “descarregar ebitda negativo”.

O Carrefour fechou nesta semana a compra de 30 lojas Makro situadas fora do Estado de São Paulo, por R$ 1,95 bilhão. Nesta sexta-feira, o presidente do grupo no Brasil, Noel Prioux, afirmou que a aquisição de negócios continuará a ser parte do crescimento da rede.

O diretor financeiro do grupo, Sébastien Durchon, afirmou que o pagamento das unidades do Makro ocorrerá por meio de uma linha com a matriz, que deve elevar “um pouco” a alavancagem, mas a níveis aceitáveis, disse Durchon.

“Temos tempo para financiarmos isso e já temos negociado uma linha com a França para isso a juros muito baixos. É uma nova de 450 milhões [de euros] que noticiamos já ao mercado ontem à noite”, disse.

“Se formos comparar com o Ebitda, temos R$ 4,5 bilhões, e será 0,4 vezes o Ebitda a mais em dívida”, disse Durchon.

Durchon também afirmou que espera uma recuperação gradual da economia.

Digital


A respeito do anúncio, feito ontem (21) pela manhã, de que a empresa começa a testar a sua conta digital, Durchon afirmou que trata-se de um projeto piloto, e que a conta será oferecida em algumas lojas do Atacadão e Carrefour.

“Aprovamos cerca de 30% dos clientes que buscam nossos produtos financeiros, e entendemos que os outros 70% podem ter a opção da conta digital”, disse.

O diretor do grupo foi questionado se a empresa estuda ações mais agressivas em termos comerciais neste ano, após o GPA ter informado ontem que vem tomando medidas para ser mais combativo, especialmente em supermercados e hipermercados.

A empresa destacou que em 2018, decidiu adotar medidas mais combativas em um grupo de lojas, especialmente hipermercados, e isso deu retorno no ano seguinte.

Esses investimentos afetaram lucro antes de juros, impostos amortização e depreciação da empresa em 2019. No ano passado, esse valor cresceu 5,3%, atingindo R$ 2,7 bilhões, com uma margem de 7,2% (versus 7,6% em 2018). A queda refletiu principalmente despesas com expansão e “contínua atenção à competividade dos preços”, disse a empresa em relatório de resultados publicado na noite de ontem (20).

Questionado se o grupo cogita, após os resultados positivos do GPA com minimercados em 2019, retomar planos de crescimento mais acelerado de suas lojas de proximidade, o executivo disse que isso é uma “possibilidade” ainda em 2020.

Fonte: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/02/21/presidente-do-atacadao-diz-que-grupo-esta-aberto-a-avaliar-lojas-do-extra.ghtml

Foto: Reprodução / Divulgação J.F.Diorio/AE

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