spot_img

Investida da Softbank, startup Gabriel anuncia 1ª aquisição para ampliar soluções em segurança

A startup de segurança Gabriel anuncia sua primeira aquisição, apoiada pelo aporte de R$ 66 milhões liderado pelo Softbank (T:), em outubro. A escolhida foi a Retina Vision, plataforma que ensina câmeras de segurança a ler placas, detectar carros roubados e emitir alertas em tempo real, por valores não divulgados.

O sistema de inteligência artificial começa a ser implementado nas capitais paulista e carioca ao longo do primeiro semestre, sem custo adicional para os clientes da Gabriel. O bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, será o primeiro a receber a novidade. A plataforma da Retina, desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), foi testada em nove estados brasileiros, com acurácia de 98%.

Compatível com mais de 6 mil tipos de câmeras de segurança, usa técnicas de deep learning e identifica os caracteres individualmente, e não a partir de padrões sequenciais. A tecnologia permite cruzar informações coletadas com bancos de dados de automóveis roubados para identificar delitos.

A sinergia tecnológica e de equipe motivaram a compra, de acordo com o CEO e fundador da Gabriel, Erick Coser. “A Retina tem um time muito bom e compatível com o nosso, enquanto busca resolver as mesmas dores que nós”, afirma. Segundo ele, a arquitetura de software utilizada pela empresa se assemelha ao da startup, reduzindo os custos e facilitando a implementação.

Ao identificar a ocorrência de um crime, a Gabriel compartilha rapidamente as imagens com as autoridades policiais. A infraestrutura de monitoramento da startup já auxiliou a polícia em mais de 340 investigações, ajudando a inocentar pessoas e a deter assaltantes em série, golpistas de cartão de crédito e quadrilhas especializadas em invasão de condomínio.

A aquisição é a primeira de uma sequência de operações desse tipo prevista, segundo Coser. Segundo Coser, após o investimento do Softbank e da chegada a São Paulo, a startup vai priorizar a expansão dos negócios em frentes variadas, ao longo de 2022. “Para esse ano, queremos escalar nossas operações, ampliando o número de câmeras e de bairros em que atuamos. Além disso, fortalecer ainda mais nosso time de tecnologia”, diz.

Estadão Conteúdo

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais