Roc Nation inicia expansão para o Brasil por meio de sua vertical de representação esportiva
A empresa de entretenimento fundada pelo rapper Jay-Z, Roc Nation, acaba de adquirir o controle da TFM. A agência brasileira de representação esportiva possui um portfólio com mais de 100 atletas, incluindo nomes como Vini Jr, Endrick e Gabriel Martinelli, e já intermediou mais de 400 transferências internacionais. Essa aquisição marca a entrada da agência americana no mercado brasileiro.
Embora os valores da transação não tenham sido divulgados, uma parte significativa do contrato envolve a troca de participações para o fundador da TFM, Frederico Pena, e outros sócios da agência, conforme apurado pelo Pipeline. Fred é um dos principais empresários do futebol brasileiro e continuará liderando as operações nacionais como CEO, agora da Roc Nation Sports Brazil. Executivos como Marcos Casseb, Lucas Mineiro, Renato Martinez, Octavio Rigoni e Thiago Freitas também devem permanecer na equipe.
De acordo com fontes consultadas pelo Pipeline, as negociações ocorreram ao longo de mais de um ano, com reuniões realizadas em Los Angeles, Madri, Nova York e Londres. No entanto, Jay-Z não esteve pessoalmente no Brasil. O interesse do rapper (e esposo de Beyoncé) no mercado brasileiro ganhou força devido à profissionalização dos negócios de entretenimento em geral e do universo esportivo. Outras transações no campo do entretenimento, que é o foco principal da Roc Nation, podem ocorrer nos próximos anos.
A TFM surgiu em 2005 após um management buyout da Traffic, uma antiga agência comandada por José Hawilla, delator do caso Fifa. Na época, a empresa tinha um faturamento anual estimado em R$ 100 milhões.
Por outro lado, a Roc Nation foi fundada em 2008 por meio de uma parceria entre Jay-Z e a Live Nation, uma gigante do entretenimento avaliada em mais de US$ 21 bilhões na bolsa de Nova York. Na ocasião, a Forbes relatou que o rapper fechou o acordo por cerca de US$ 200 milhões. Atualmente, a empresa representa gigantes da música como Rihanna, Alicia Keys, Christina Aguilera, DJ Khaled e J. Balvin.
Cinco anos depois, Jay-Z, que também é um apaixonado por esportes, lançou a Roc Nation Sports, uma divisão especializada no assunto. Atualmente, a agência representa atletas das principais ligas norte-americanas, incluindo a NBA e a NFL, com clientes como Kyler Murray, quarterback do Arizona Cardinals, e LaMelo Ball, do Charlotte Hornets na NBA. Além disso, a agência fornece consultoria para a liga de futebol americano na seleção de artistas para eventos, incluindo o icônico intervalo do Super Bowl.
“É com orgulho que anuncio nossa expansão para o Brasil”, afirmou Michael Yormark, CEO global da Roc Nation Sports, em comunicado. “Quando iniciamos essa empreitada em 2019, tínhamos muitas ambições para essa divisão. Desde então, crescemos em toda a Europa, África do Sul e Estados Unidos. Essa transação é um marco na continuidade do que estamos construindo aqui na Roc Nation: representação ‘best in class’ para alguns dos maiores atletas do mundo.”
A TFM contou com assessoria financeira da XP Investimentos e assessoria jurídica do Bichara e Motta Advogados. A Roc Nation não utilizou consultores externos para a transação.
Fonte: Pipeline Valor