spot_img

Legal innovation, a adaptação é mais importante que a previsão

Renato Opice Blum é autor do prefácio da obra, com a provocadora ideia de que a adaptação é mais importante que a previsão, uma poderosa reflexão de quem há 25 anos renunciou às infindáveis indagações para colocar “a mão na massa”, construindo uma banca sem temores sobre o futuro e com uma capacidade ímpar de formar advogados para o próximo lance.

Legal Innovation – o Direito do Futuro e o Futuro do Direito, é o livro editado pela Thomson Reuters/Revista dos Tribunais, que será lançado nessa segunda-feira, dia 23 de maio, na Livraria da Villa do Shopping JK em São Paulo, a partir das 19:00hs.

A obra, que é uma reunião primorosa de autores que se dispõem a enfrentar o debate sobre os novos paradigmas da atividade da advocacia sob a perspectiva das inovações tecnológicas, é coordenada pelos advogados Aline Steinwascher, Danielle Campos Lima Serafino e Rony Vainzof, os dois últimos sócios do Opice Blum, Bruno, Vainzof Advogados, uma referência na atuação do Direito Digital.

O Opice Blum, como é conhecido, completa 25 anos de atividade dedicados ao entendimento e atendimento das demandas do mercado brasileiro sobre os diferentes aspectos do exercício de uma advocacia impactada pela adoção de elementos até então estranhos ao Direito impostos pelo uso indiscriminado da tecnologia, o que sintetiza o a expressão o Direito do futuro e o futuro do Direito.

Entre os autores do livro, destacam-se sócios e advogados do Opice Blum, Bruno, Vainzof Advogados, que são permanentemente desafiados a assumirem o protagonismo nas discussões a cerca de um cenário cada vez mais real no dia a dia das grandes corporações empresariais, mas ainda distante dos conteúdos programáticos das escolas de Direito brasileiras.

Renato Opice Blum, sócio fundador e chairman do escritório, é autor do prefácio da obra, com a provocadora ideia de que a adaptação é mais importante que a previsão, uma poderosa reflexão de quem há 25 anos renunciou às infindáveis indagações sobre o comportamento do mercado da advocacia para colocar “a mão na massa”, construindo uma banca sem temores sobre o futuro e com uma capacidade ímpar de formar advogados para o “próximo lance”.

“Não sabemos, ou sabemos pouco, sobre o futuro, mas temos plena consciência de que o passado é a única coisa que não podemos mudar, portanto toda nossa esperança de dias melhores em todas as atividades humanas está no tempo vindouro e isso se aplica ao Direito e sua importante inserção na sociedade, principalmente a brasileira”, afirma Opice Blum.

Legal Innovation – o Futuro do Direiro e o Direito do Futuro, possui vinte e sete artigos de trinta e três autores e está dividido em dois blocos, exatamente como o título sugere, que, segundo o prefácio, podem ser considerados “dois lados da mesma moeda, portanto, dissociáveis e complementares no propósito de convidar o leitor a percorrer a já mencionada trilha do conhecimento sobre o que parecia, pelo menos até o momento da leitura, desconhecido”.

Na volumosa produção literária da advocacia nacional, obras como a que será apresentada ao mercado, tem lugar cativo nas estandes e, principalmente, nas mesas de trabalho de advogados e executivos jurídicos. “Nesta obra reunimos renomados especialistas para falarem dos desafios da transformação dos serviços jurídicos, sua organização e a demanda por eficiência. São tratados temas inovadores como a disrupção do mercado jurídico com uma abordagem cultural, legal design, plain language, jurimetria, uso de IA, Legal Operations, ODRs, todos com uma perspectiva inédita. E mais: Futuro dos serviços jurídicos, Disrupção do mercado jurídico, Como a cultura afeita o mindset das pessoas, Legal design e visual law na prática, Linguagem simples, Futuro da comunicação, Tratamento de dados do direito, Jurimetria, Inteligência artificial no mundo jurídico, Skills do advogado 4.0, Provas digitais em blockchain e Open Banking”.

Mais informações: https://www.livrariart.com.br/

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais