spot_img

Volkswagen compra metade da JAC Motors após permissão do governo chinês

De olho na expansão da produção de carros elétricos, a Volkswagen fechou acordo para comprar 50% das operações da JAC Motos em maio. Agora, a Volkswagen China obteve a aprovação do departamento de exame antitruste dos países relevantes para a negociação para seguir em frente.

Isso significa que a Volkswagen China compra 50% da JAG, empresa controladora da JAC Motors, por 1 bilhão de euros. Além disso, compra 26% da fabricante de baterias Gotion High-Tech por 1,1 bilhão de euros.

Com esse movimento a Volkswagen passa dos atuais 50% para 75% de participação na joint-venture entre JAC-Volkswagen, firmada em 2017 para estreitar uma parceria já existente entre as duas fabricantes.

A joint-venture já havia criado a marca SOL, focada em carros elétricos, que transformou o JAC iEV40 no SOL EX20.

Com a compra da JAC, agora que a legislação chinesa permite que empresas estrangeiras controlem empresas locais, a Volkswagen se afirma como uma das fabricantes ocidentais maios fortes da China. E essa movimentação será importante para consolidar a Volks com carros elétricos na China – o maior mercado mundial desse tipo de veículo.

Por outro lado, os carros da JAC também poderão se beneficiar dessa relação e ter componentes compartilhados com os Volkswagen. Especialmente a plataforma MEB, modular e criada exclusivamente para carros elétricos. É ela que está por baixo dos novos ID.3 e ID.4.

Fonte: Quatro Rodas

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais