Firma de soluções de comunicação entre empresas e consumidores comprou a startup SenseData
Três meses após levantar US$ 200 milhões em seu IPO na Nasdaq, a brasileira Zenvia — firma de tecnologia especializada em soluções de comunicação entre empresas e consumidores — acertou a aquisição da startup SenseData, no primeiro M&A desde a abertura de capital.
A partir do uso de dados, a startup comprada pela Zenvia avalia o comportamento dos clientes, oferecendo insights para as empresas. A plataforma da SenseData se pluga à mais de 70 ferramentas, bancos de dados, de softwares de gestão (ERP) a companhias de e-commerce, como Vtex e Infracommerce.
“Desde o IPO, buscávamos oportunidades que pudessem reforçar nossa estratégia de ser líder em comunicação para empresas”, disse Cásio Bobsin, o CEO da Zenvia, que oferece soluções que vão de mensagens de texto a vídeo e áudio.
A aquisição da SenseData não teve o valor divulgado, mas Bobsin disse que a startup foi avaliada a um múltiplo (EV/sales) de 2,2 vezes sobre as vendas projetadas para 2023 — o pagamento será feito em parte em dinheiro e parte em ações, e inclui também um earnout. No ano passado, a Zenvia alcançou quase R$ 500 milhões em receita. A companhia está avaliada em US$ 407 milhões.
“A ideia com a Zenvia é dar mais abrangência e amplitude, inclusive internacional, levando a solução para mais clientes”, disse o fundador da SenseData, Mateus Pestana. O executivo seguirá à frente do negócio.
Fundada em 2004, a Zenvia também atua na Argentina e México, atendendo cerca de 10 mil clientes. Ao adquirir a SenseData, uma startup com sede em São Paulo, a Zenvia chegará a 920 funcionários. A A equipe da startup, que cresceu bootstrapped, é de 100 pessoas.
Fonte: Pipeline Valor