spot_img

As 3 prioridades do novo plano do MDIC para a agroindústria

Conselho Nacional de Política Industrial quer suprir pelo menos 95% do mercado de máquinas e equipamentos para agricultura familiar com produção nacional

Nesta semana, o Conselho Nacional de Política Industrial (CNDI), liderado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), divulgou o plano “Nova Indústria Brasil”, que delineia as metas para a política industrial do país. O documento, composto por seis eixos, inicia destacando a agroindústria como a primeira missão, delineando três áreas prioritárias, sob a coordenação dos ministérios da Agricultura e Pecuária e do Desenvolvimento Agrário.

Com o intuito de elevar a participação do setor agroindustrial de 23% para 50% no Produto Interno Bruto agropecuário, o MDIC pretende investir em máquinas agrícolas, equipamentos de precisão e biofertilizantes.

Ao analisar a indústria de tratores e implementos no país, constata-se que a predominância é de empresas multinacionais, como John Deere, CNH Global (com as marcas Case New Holland) e AGCO (Fendt, Massey Fergusson, Valtra).

Apesar de reconhecer o desafio de desenvolver máquinas e insumos nacionais para competir internacionalmente, o ministério estabeleceu uma meta ambiciosa. No âmbito da primeira missão da política, destaca-se a aspiração de “atender no mínimo 95% do mercado de máquinas e equipamentos para agricultura familiar com produtos de fabricação nacional”, conforme indicado no documento.

No cenário voltado para iniciativas “bio”, projetos de soluções biotecnológicas para nutrição e defesa de plantas, proteínas animais, máquinas e equipamentos para agricultura familiar podem ser financiados com recursos reembolsáveis, incluindo juros de Taxa Referencial (TR) acrescidos de 2% ao ano.

Esse percentual representa um estímulo, considerando a percepção do ministério sobre as dificuldades em aumentar a adoção de bioinsumos na produção de alimentos e na agropecuária.

O MDIC também destaca a possibilidade de obter financiamentos com recursos não reembolsáveis para fertilizantes e defensivos com nanotecnologia ou biotecnologia, produtos de maior valor agregado baseados em biomassa, melhoramento genético animal e vegetal, e a redução da pegada de carbono na atividade agropecuária.

Fonte: Exame

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais