A Páscoa foi um destaque no e-commerce em 2020, com crescimento no faturamento no período.
O total de compras via e-commerce continua em uma tendência de crescimento, +3,6% (07/04 a 13/04 vs 31/03 a 06/04) no Brasil, porém com menor intensidade se comparado ao período anterior. Seguindo esse movimento, grande parte das principais categorias de e-commerce (Eletrônicos, Telefonia, Casa & Decoração e Moda & Acessórios) também crescem, mas de forma menos intensa. A categoria de Informática, no entanto, apresenta retração de -8,8% em função da redução de pedidos e também do ticket médio. Além disso as categorias de produtos de giro rápido (FMCG) ?caram praticamente estáveis (+0,5%), atingindo o maior patamar de vendas semanais no ano de 2020, com 13,5% de importância em pedidos total das compras online. A quantidade de pedidos segue em crescimento, mas é compensada pela redução do ticket médio. O prazo médio de entrega prometido teve redução no número de dias no comparativo das semanas, porém um aumento de 8 dias se comparado com o período antes da crise.
Pedidos em crescimento constante
A quantidade de pedidos segue em crescimento constante, atingindo o maior patamar do ano de 2020 em uma semana. O crescimento em faturamento desacelera em função da redução do ticket médio. No entanto, ainda é fundamental observar as movimentações dos lojistas nas próximas semanas para obter conclusões mais concretas sobre que está por vir no e-commerce brasileiro.
Na pesquisa de intenção de compras online do segundo trimestre do ano, os consumidores já declaram que a quarentena é uma das motivações de compra no online.
Veja a pesquisa na íntegra:
Fonte: ebit Nielsen