spot_img

Camisa concorre com almoço?

Já dando spoiler: sim, camisa concorre com almoço.

E agora, vamos ao alerta deste artigo: a concorrência foi ampliada.

Quase tudo pode concorrer com quase tudo. Explico: outro dia fui ao shopping comprar uma camisa. Imaginava gastar determinado valor e lá fui eu e a mulher amada, rumo à gastança.

Mas era hora do almoço. E eu sempre levei isso a sério.

Share of Wallet

Resultado: uma refeição maravilhosa, mas que acabou gerando dois gastos que precisariam ser compensados: o gasto de dinheiro e o gasto de tempo.

Difícil imaginar que temos recursos ilimitado de dinheiro e de tempo. Por isso, o conceito de Share of Wallet (percentual da carteira, do bolso) e o conceito de Share of Time (percentual sobre o tempo disponível) ganham relevância no consumo.

É a concorrência ampliada. Antigamente eu ia no shopping comprar um livro e aquela obra concorria com as demais obras à venda na livraria. Depois, quando as livrarias começaram a vender papelaria fofinha, o tal livro competia em atenção e orçamento com as maravilhas do mundo das canetas e Moleskines. Mais um pouco e os livros competiam com todas as tralhas eletrônicas e digitais. E agora os livros – ou o produto que você desejar – concorre com tudo o que existe à venda no shopping e, mesmo, fora dele. E por quê? Porque a carteira do cliente não tem poder de fogo infinito.

Muitos produtos, muitos serviços, disponibilidade de consumo menor que as tentações de compra.

Share of Time

A mesma coisa acontece em termos de tempo. Achei que com o advento dos tablets e smartphones melhores e maiores, as pessoas leriam mais. O que não levei em conta é que as pessoas dispõem de tempo limitado pra lazer & entretenimento.

Então, voltando ao livro, ele concorre com as mensagens dos aplicativos que clamam pela nossa atenção, concorre com a Netflix e outros streamings.

E cada vez que novas diversões e opções surgem, novas escolhas são feitas e maior é a concorrência por atenção e tempo.

Concorrência ampla, geral, irrestrita

Então, no final da história, tudo concorre com tudo.

Camisa concorre com almoço, carro novo concorre com uma eventual nova pós-graduação, que por sua vez concorre com a reforma da casa, que concorre com viagens de férias.

E a leitura deste artigo concorre com um monte de coisas que o querido leitor poderia estar fazendo. Então, agradeço de coração você estar passeando nestas linhas. Significa que ganhei a concorrência até mesmo da tentação de olhar as mensagens que devem ter chegado ao seu whatsapp ou Telegram enquando você lia este texto. Pelo menos não precisei disputar orçamento, não é?

Se você quiser comentar, questionar, elogiar (tomara!), falar da sua experiência sobre o tema, entre em contato comigo através do email igdal@ism.com.br

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais