Foram inutilizados 16.380 litros de azeite importado por haver constatação da adulteração
Durante uma operação de fiscalização em fábricas e estabelecimentos comerciais em São Paulo, o Ministério da Agricultura e Pecuária confiscou 6.031 garrafas de azeite de oliva falsificado e identificou 28 toneladas de feijão com alto teor de impurezas, incluindo pedras. A ação, que ocorreu entre 20 e 24 de novembro, resultou também na inutilização de 16.380 litros de azeite importado devido à constatação de adulteração.
Na inspeção do feijão, além das elevadas impurezas, foi detectada a presença de soja na mistura. O chefe do Serviço Regional de Operações Avançadas de Fiscalização e Combate a Fraudes, Kleber Basso, destacou a importância da rápida intervenção devido ao risco à saúde representado pela presença não declarada de soja, um alergênico, em produtos como feijão.
A empresa responsável pela embalagem foi submetida a fiscalização, sendo intimada a se adequar aos requisitos das Boas Práticas de Fabricação. Os produtos serão submetidos a análises, e as marcas envolvidas serão divulgadas após o laudo definitivo, conforme informou o Ministério da Agricultura.
Fonte: Estadão Conteúdo