spot_img

Brasil deve propor nova lei para rastrear fornecedor indireto de gado, diz ministra

O governo brasileiro vai propor uma nova lei para rastrear fornecedores indiretos de gado no Brasil que vendem bovinos para produtores como JBS e Marfrig, uma vez que alguns pecuaristas são considerados como importante vetor para o desmatamento.

Em uma entrevista com correspondentes estrangeiros nesta segunda-feira (21), a ministra Tereza Cristina afirmou que o atual sistema de rastreamento é ineficiente para acompanhar produtores em uma área que envolve 5 milhões de propriedades rurais.

Fornecedores indiretos e desmatamento

Os fornecedores indiretos de gado são produtores que vendem bezerros e boi magro para serem engordados em fazendas regulares. Eles não são fiscalizados por governos e empresas e estudos têm apontado que o desmatamento tem ocorrido justamente nessas áreas.

Um deles, divulgado pela revista Science em julho de 2020, apontou, por exemplo, que cerca de 60% de todas as cabeças abatidas estão potencialmente contaminadas com o desmatamento ilegal em algum ponto da cadeia de suprimentos de empresas frigoríficas.

A pesquisa analisou os fluxos de gado entre fazendas no Pará e em Mato Grosso, que são dois dos maiores produtores do país. E concluiu que pelo menos 17% da carne bovina produzida na Amazônia e no Cerrado e exportada para a União Europeia pode ter rastros de desmatamento ilegal.

Essa é uma das questões que tem colocado o agronegócio brasileiro no centro das polêmicas sobre meio ambiente, sofrendo até mesmo pressões de outros países.

Fonte: G1

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais