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Governadores defendem investimento em ferrovias para ampliar agronegócio

Durante o AgroForum 2023, realizado pelo BTG Pactual nesta quinta-feira, 17, governantes de Mato Grosso, Goiás e São Paulo falam da necessidade em avançar em obras como Ferrogrão e Fico-Fiol

Com o objetivo de manter a vitalidade do setor agropecuário e continuar a contribuir para o excedente nas finanças do comércio exterior brasileiro, os estados estão empenhados em aprimorar a capacidade da infraestrutura e logística. Esse tema foi abordado no dia 17, quinta-feira, durante o AgroForum 2023, um evento organizado pelo BTG Pactual (parte do mesmo conglomerado que controla a revista EXAME), com a participação dos governadores Mauro Mendes do Mato Grosso, Ronaldo Caiado de Goiás e Tarcísio de Freitas de São Paulo.

Apesar das particularidades de cada estado, há um consenso entre os líderes governamentais de que é crucial priorizar a modernização e expansão da rede logística, abrangendo tanto as rodovias quanto as ferrovias. Na visão de Mauro Mendes, a infraestrutura tem sido “um desafio persistente e, provavelmente, continuará sendo”, devido às demoras na implementação das obras.

“Quase tivemos a Ferrogrão retirada do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Foi necessário solicitar ao governo federal para mantê-la e, finalmente, colocaram-na nos planos para os próximos anos”, revelou o governador do Mato Grosso. O projeto da Ferrogrão busca conectar o Porto de Mirituba, no Pará, ao município de Sinop, no Mato Grosso. Embora os investimentos previstos no Novo PAC não tenham sido detalhados, eles estão assegurados até 2026.

Para o estado de Goiás, Ronaldo Caiado reiterou a importância de avançar com a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). “Precisamos expandir a rede ferroviária, focando em eficiência e competitividade”, afirmou. Caiado explicou que com a Fico-Fiol, a intenção é estender a rota desde o Mato Grosso até a Bahia, abrangendo Goiás.

Mesmo estando fora do principal polo produtor de grãos, que é o Centro-Oeste, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também demonstrou interesse em reforçar a infraestrutura para o setor agropecuário. “Nosso desafio é revitalizar o nosso patrimônio ferroviário. As ferrovias do estado foram gradualmente parando de funcionar, mas agora temos planos de investimento para duplicar a malha ferroviária paulista”, destacou.

Tarcísio de Freitas também pretende abordar outra solução em sua gestão: ampliar o acesso ao Porto de Santos para facilitar e agilizar as exportações. Ele informou que estão previstos investimentos de um bilhão de reais somente para o Porto de Santos, além de planos para conceder a administração de três mil quilômetros de rodovias em todo o estado, visando também desafogar o acesso ao porto.

“Estamos prestes a lançar os primeiros serviços ferroviários de passageiros. Em breve, esperamos estabelecer uma conexão ferroviária entre Sorocaba, Bauru e outras áreas do interior até São Paulo, o que certamente trará repercussões econômicas positivas para o estado”, concluiu o governador de São Paulo.

Fonte: Exame

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