spot_img

Imea eleva previsão de safra de milho e mantém projeção para soja

Colheita do milho avança no Mato Grosso e Imea estima que rendimento possa chegar a 113,52 sacas por hectare

O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) revisou suas projeções quanto à produtividade do milho no estado, conforme relatado hoje, 07. Conforme o comunicado emitido pelo órgão, a expectativa agora é de uma produtividade de até 113,52 sacas por hectare, ou seja, um aumento de 0,75% em relação à estimativa de junho. Isso resultaria em uma colheita total de aproximadamente 51,03 milhões de toneladas de milho.

No momento, a colheita de milho em Mato Grosso já atingiu 96,08% da área total plantada. A região norte se destaca com um progresso mais avançado, registrando 99% da área já colhida. Devido ao rápido avanço da colheita, o Imea antevê um crescimento de 16,4% na produção em comparação com o ciclo anterior, além de um aumento de 4,8% na área plantada.

Segundo o Relatório de Oferta e Demanda emitido pelo Imea, esse aumento nas perspectivas de produtividade é atribuído às excelentes condições das lavouras e aos resultados positivos obtidos até o momento com a colheita. Quanto ao aumento da produção de milho em Mato Grosso, isso se deve às exportações e ao aumento do consumo interno, principalmente para a produção de etanol.

No tocante à soja, o Imea confirmou suas previsões para a safra 2023/2024, que deve começar em meados de setembro. A estimativa é de um aumento de 0,82% na área plantada, totalizando 12,22 milhões de hectares, mantendo-se em linha com os números publicados no levantamento de julho.

No que diz respeito à produtividade da soja no estado, o relatório projeta uma produção de 43,78 milhões de toneladas do grão para a safra 2023/2024, o que representa uma diminuição de 3,39% em relação à safra anterior.

No contexto do algodão, a estimativa da área cultivada na safra 2022/23 em Mato Grosso permanece inalterada, totalizando 1,20 milhão de hectares. Isso representa um aumento de 2,15% em relação ao ciclo 2021/22. Com base nessa estimativa de área constante e no aumento da produtividade, o relatório prevê uma produção de 5,34 milhões de toneladas de algodão em caroço, um incremento de 1,22% em comparação com a temporada anterior.

Por fim, o Imea identificou um crescimento na demanda global pela fibra de algodão e projetou exportações de plumas em torno de 1,71 milhão de toneladas.

Fonte: Exame

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais