spot_img

Oferta mundial de soja é recorde na temporada 2022/2023 com contribuição do Brasil

Pesquisadores do Cepea indicam que foi o avanço na colheita brasileira que compensou as menores ofertas dos Estados Unidos e da Argentina

Na temporada 2022/2023, tanto as ofertas domésticas quanto as globais de soja atingiram níveis recordes. No Brasil, apesar de um período de cultivo mais extenso e desafios durante a colheita, a produtividade mostrou-se notavelmente alta, conforme avaliado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP).

Segundo os pesquisadores do Cepea, com base nos dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o avanço na colheita brasileira compensou as reduções nas ofertas dos Estados Unidos e da Argentina, “assegurando uma produção global recorde na safra 2022/2023, atingindo 374,39 milhões de toneladas”.

Como consequência desse cenário, as cotações da soja foram pressionadas em 2023, operando abaixo dos valores registrados no ano anterior.

Para o ano de 2024, a oferta de óleo de soja deve atender mais à demanda da indústria nacional, reduzindo o volume destinado à exportação devido ao aumento no uso para a produção de biocombustíveis. A elevação da proporção de biodiesel no diesel do Brasil, a partir de março de 2024, de 12% para 14%, resultará em uma demanda adicional considerável, estimada em cerca de 5 milhões de toneladas de soja.

Fonte: Exame

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais