spot_img

Onda de frio no Brasil faz preço do café disparar no mercado internacional

Os preços do café dispararam nas últimas semanas no mercado internacional diante do frio intenso no Sudeste do Brasil, que pode prejudicar as plantações em Minas Gerais e São Paulo.

O Brasil é o maior exportador de café e de açúcar do mundo.

O preço do grão do tipo arábica subiu mais de 10% nos últimos 20 dias e fechou a US$ 2.272 no contrato mais negociado na terça-feira.

O temor dos analistas é que haja geadas nas regiões produtoras. O auge do frio costuma ser entre junho e agosto e o clima atípico de maio trouxe apreensão. A última vez que houve geada em áreas produtoras de café em maio foi em 1979.

– O risco é muito baixo (de geadas), no caso das áreas produtoras de café, apenas em altitudes mais altas em alguns pontos específicos do Paraná e de Minas Gerais – afirmou Donald Keeney, meteorologista da Maxas Technologies.

A Hightower Report, firma especializada em pesquisa de mercado para commodities, avalia que, mesmo que as previsões mais pessimistas para o clima não se confirmem, as temperaturas mais baixas no Brasil manterão os preços do café sob pressão no mercado internacional.

Para o consumidor, o efeito será pagar mais caro pelo cafezinho. Nos últimos 12 meses, o preço do pó de café já subiu 67,53% nas gôndolas dos supermercados. Só nos quatro primeiros meses deste ano, a alta chega a 13,22%, segundo dados do IBGE.

Fonte: O Globo

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais