spot_img

Trigo: cotações internas e externas estão em baixa

No Brasil, o preço baixo se deve à quantidade de trigo disponível no mercado interno. Já no cenário internacional, a safra dos EUA e rotas alternativas contribuem para o movimento de queda

Após o término do Acordo de Grãos em 17 de julho, a cadeia de produção do trigo tem sido marcada por significativa volatilidade. Ainda que as cotações internacionais tenham experimentado um aumento no final de julho, esse movimento teve pouco impacto no cenário brasileiro. Atualmente, tanto o mercado interno quanto o externo têm testemunhado uma queda nos valores do grão, conforme indicado pelo levantamento realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

De acordo com as análises do Cepea, no contexto nacional, os preços do trigo também foram moldados pela considerável disponibilidade do grão no território brasileiro, bem como pela aquisição pontual da commodity por parte das unidades de moagem, aliada às perspectivas de uma colheita promissora ao longo deste ano.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informa que até o dia 29 de julho, cerca de 99,7% das plantações de trigo no Brasil já haviam sido semeadas, dentro do período planejado.

Cenário Internacional

A análise realizada pelo Cepea em relação ao panorama global revela que o declínio nos preços está associado ao avanço da colheita nos Estados Unidos, juntamente com o substancial volume de exportações procedente da Rússia.

A consultoria hEDGEpoint Global Markets, por sua vez, sustenta que a baixa nos preços internacionais do trigo é atribuída à crença de que rotas alternativas serão capazes de suprir as demandas anteriormente atendidas pelo trigo ucraniano.

“A menos que haja interrupções no fluxo ao longo do Rio Danúbio e nos portos russos, é improvável que ocorra uma elevação significativa nos preços”, afirma Alef Dias, analista especializado em grãos e macroeconomia da Global Markets.

Fonte: Exame

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais